O que cá se escreve não é para ser levado a sério!!!!

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Crónicas do Antro - II (Domingo Vamos Lá Fazer Cruzinhas!)


Olá pessoas! Então?  Como estamos hoje? Benzinho? Ora assim é que se quer...

Sabem que dia é hoje? Exacto, sexta-feira. E sabem que dia é depois de amanhã? Ora bem, domingo. E é dia de quê? De ir almoçar a casa dos pais? Sim, até pode ser. Mas também é dia de eleições... eleições para o Parlamento Europeu, para ser mais exacto. E entre hoje e domingo é sábado... dia de reflexão (e de final da Champions, força Atlético!).
"Ah!, mas isso é lá longe, no estrangeiro, não interessa para nada!", dirão muitos de vocês. "Nada disso, puro engano... e má desculpa para a preguiça", respondo eu. São eleições que nos dizem respeito, não apenas como Portugueses, mas, mais importante ainda, como cidadãos do espaço designado por União Europeia. Pois é, para o bem ou para o mal, nós fazemos parte da União Europeia, com tudo o que daí advém e afecta as nossas vidas. Ninguém nos perguntou nada, é certo, e lá nos atracaram à então CEE (é no que dá, de tanto ouvir os GNR na rádio, lá encabeçaram que tinha que ser assim, e pronto), e foi o que foi/é o que é. Mas adiante... Seja como for, o que é certo é que desde 01 de Janeiro de 1986 que somos membros de pleno direito (pelo menos em teoria) da União Europeia, e, como tal, temos direito a representação no Parlamento Europeu. 

Assim, de 5 em 5 anos, lá temos que ir à box fazer a cruzinha no papelinho (alguns preferem escrever palavrões ou macacar o boletim; era com dois bananos a modos, que nunca mais pensavam em parvar). Poder escolher os nossos eurodeputados não só é um dever, como é um direito que temos que cumprir. E quem se abstém é parvo! É pois! E não me venham cá com tretas de descontentamento, que são todos uns gatunos, ladrões e chupistas, que são todos iguais. É ponto assente: que não vai votar é idiota e não merece consideração, ponto final.
Agora outra coisa: como escolher a melhor candidatura, aquela que nos parece merecedora de confiança e que nos irá representar de forma digna, trabalhadora e combativa no Parlamento Europeu? Vocês como é que fazem? Ouvem os melhores jingles de campanha, testam a macieza do papel dos folhetos no vosso traseiro, vão pelos olhos do candidato mais bonito, apostam no cavalo mais recente na corrida, recorrem ao um-dó-li-tá? Errado, errado, errado, errado, errado! Nada disso.

O segredo de uma boa opção está em estudar o trabalho que as forças políticas desenvolvem onde têm representação, a par da sua intervenção na sociedade e das bandeiras que defende. É claro que isto exige atenção e cabeça, e bem sei que a malta nem sempre tem pachorra. Mas tem que ser, meus amigos. Não podemos ir em facilitismos ou ilusões, para depois nos arrependermos. E aqui entre nós, se o arrependimento matasse sempre que o pessoal cai em si quanto às suas opções eleitorais, ui!... não havia descanso para as agências funerárias.
Por isso, vamos lá a aproveitar o dia de amanhã para pensar bem nisto, e escolher com juízo. Eu cá já escolhi... vou optar por quem trabalha por mim e para mim. Agora é com vocês; e mesmo que achem que já têm a vossa opção definida, pensem, repensem, vejam se de facto é a melhor escolha.
Vá, no domingo votem, mas com juízo. Vejam lá o que escolhem, que é para depois não se queixarem. Ah!, e nada de selfies na cabine de voto...



Portem-se bem!

                                          

Cordiais saudações do Vosso
 
Mestre Perverso

Sem comentários: