O que cá se escreve não é para ser levado a sério!!!!

domingo, 4 de maio de 2014

CMF da Cagança a isentar desde 2013...


Então Placa Central, és solidária? dás esmolas e donativos? contribuis para a angariação de alimentos? tens os teus filhos nos escuteiros? pões os pequenos às portas do supermercado, a distribuir sacos para a recolha do Banco Alimentar? partilhas fotos de pobrezinhos em África? colaboras no peditório da Liga Contra o Cancro?
Obviamente que não vou responder, mas posso-lhes contar uma história:
O meu crianço mais velho chegou em tempos à casa com o recado da senhora professora: consistia em  levar algum género alimentar para dar às crianças desfavorecidas. Suspirei fundo, sentei o puto e achei que estava na altura de ter uma conversa séria com ele sobre os factos da vida, ou, neste caso concreto, sobre os graves problemas que as crianças enfrentam por todo o Mundo. E expliquei-lhe o que era a Declaração Universal dos Direitos das Crianças - UNICEF, imprimi o documento e ele levou para a escola. Da senhora professora não recebi feedback algum. Claro que para os outros miúdos ele ficou conhecido pelo "miúdo-pobre-que-não-tinha-dinheiro-para-um-quilo-de-arroz".
Mas o meu crianço percebeu perfeitamente que não é através de caridade que os problemas se resolvem, mas sim pela educação, informação e pela reivindicação para que se cumpra a dignificação do ser humano e para que se respeitem os seus direitos mais básicos.

Mas tenho uma boa notícia, excelente mesmo, para aqueles dirigentes de associações sem fins lucrativos que se dedicam à angariação de "trocos",  bens alimentares e outros bens essenciais, ou seja, a todas as Isabéis Jonets desta minha Madeira, que organizam jantares de beneficência, aquelas que são capazes de passar horas acordadas a pensar nos males da Humanidade. A Câmara Municipal do Funchal está a aceitar todos os pedidos de isenção de taxas na utilização de espaços como o Mercado dos Lavradores ou o Teatro Municipal Baltazar Dias. Basta só enviar os documentos pedidos e nem é preciso utilizar qualquer tipo de "cunhas". E toca lá a organizar um jantar na Praça do Peixe do Mercado dos Lavradores com preços simbólicos de 75 euros por cabeça. Não se preocupem com a taxa de cerca de 2.500 euros, que a Câmara isenta sem problema, tudo pela caridade, tudo pela erradicação da pobreza na Madeira.
Uma salva de palmas à CMF....CLAP, CLAP, CLAP.

Mas calma, que há mais! É que não são só associações que a Câmara Municipal do Funchal isenta. Se tiver uma empresa, envie um pedido de isenção, porque eles são tão bonzinhos que ainda isentam as empresas da cobrança de taxas. É a verdadeira cagança pela qual tanto ansiávamos... Se a Sophia de Mello Breyner Andresen fosse viva, certamente que lhes dedicaria um poema, como fez com o 25 de Abril, algo assim tipo 
"Esta foi a noite que eu esperava
O poleiro inicial partido em seis
Onde é só honrarias, virtudes e caganças
E livres temos isenções a torto e a direito."

Não está a perceber nada? Não desespere, que para tudo há solução (menos para a morte). Sossegue que eu tento explicar dentro das minhas limitadas capacidades de compreensão da coisa.

Podem consultar na Tabela de Taxas e outras Receitas Municipais, os preços cobrados por alugar os espaços do Mercado dos Lavradores. Mas já sabem: se a vossa instituição tiver um "coração d´oiro" e tiverem poucas possibilidades de pagar, existe a ISENÇÃO. Que nada vos falte para brilhar num jantarinho de caridade!

O Teatro Municipal Baltazar Dias também tem taxas, só que alguém esqueceu-se de colocar os valores, deve ter sido um erro de um administrativo incompetente qualquer, só pode! Porque se não fosse cobrado nenhum valor, não seriam aprovadas em reuniões de Câmara as isenções na utilização do Teatro. E se estão a ser cobrados valores, porque não é pública a respectiva tabela? Ou agora a cobrança é a "olhómetro"? Isto é só dúvidas por esclarecer... Ai vidinha dura...

Então não é que TODOS os vereadores da Câmara Municipal do Funchal aprovaram a isenção de taxas à empresa "Creative Madeira", para a realização do Madeira Film Festival?! Ah, e a Câmara ainda presta todos os tipos de apoio que a empresa solicitar para a realização do evento. Um evento que conta com altos patrocinadores, como a Casa Real Portuguesa e a Embaixada dos Estados Unidos em Lisboa, não teria meios económicos para pagar as taxas? E depois vem o Cafofô queixar-se da falta de dinheiro na CMF?
E essa tal empresa "Madeira Creative", que nem site tem? é assim algo muito superficial...
Enfim, mas não lhes faltou glamour na edição de 2014 do Madeira Film Festival, até houve jantares de gala (será que houve recolha de fundos para caridade? ao menos embalaram os restos para entregarem na "Sopa do Cardoso"?). Ah, e só queria que o Vereador Artur Andrade me justificasse este voto, é que votar a favor da isenção de taxas num evento patrocinado pela Embaixada dos Estados Unidos, é assim uma coisinha para estar o Álvaro Cunhal às voltas no túmulo. 


E depois deste post, que é até ao dia de hoje, o post com mais visualizações, é que vejo que a empresa Nova Delphi também foi isenta de taxas. Mas a malta da oposição anda toda a dormir na parada?

Apesar das isenções às empresas, a reunião de vereação também aprovou unanimemente outras isenções para associações, tudo pelo bem da caridade nesta Ilha.

Aprovaram a isenção de taxas da Associação de Regantes da Levada do Pico do Cardo... quem são os dirigentes desta associação???

Cá está mais uma isenção, desta vez para uma jantarada de caridade. A Garota do Calhau poupou assim 2.500 euritos, pah!!! Ai tanta sopinha que puderam pagar aos pobrezinhos! E nem foi preciso enrolar uma toalha turca na cabeça. Aos comerciantes da Zona Velha, que reclamam de mais espaço para esplanadas, porque não solicitar o Mercado dos Lavradores para um jantar? É que sempre salvavam um mês de facturação.


Uma isenção de taxas para um jantar de angariação de fundos, só não diz para que serão os fundos? Há de ser para uma viagem de intercâmbio aos alunos de um colégio privado. 

Uma isenção ao Comando Militar, é sempre bom manter relações amigáveis com estes comandos, nunca se sabe quando vão dar jeito...

Espero que as dondocas desta terra aproveitem estas "promoções" da vereação da CMF e desatem a pedir isenção do Mercado dos Lavradores para jantares de caridade. É que, por hábito, não falto a nenhum, pois sou uma pessoa muito generosa.

Claro que pela larga experiência que possuo em jantares de caridade, vou enviar para a Câmara o pedido de isenção de taxas para a realização do jantar "Placa Central e seus Leitores". Penso que todos vós reconhecem o serviço que vos presto como sendo de "superior interesse para os madeirenses." E não vou angariar nem um tostão, portanto a isenção ser-me-á concedida...
E desde já vos deixo com a decoração das mesas do jantar "Placa Central e seus Leitores". E neste jantar estará presente a Confraria Patinhas de Porco, da qual sou PRESIDENTA.


 
P.S.- Luisinha Clode, diga-me lá qual é a razão de não haver nenhuma acta da Assembleia Municipal do Funchal no ano de 2014 publicada no site da CMF?

Sem comentários: