O que cá se escreve não é para ser levado a sério!!!!

segunda-feira, 30 de junho de 2014

500 anos de Diocese e 40 anos de Regime Jardinista...‏

Olá meus lindos! A vida corre-vos bem? Por aqui andamos nas andanças das férias de Verão. E como este ano resolveu-se que não haveria ATL´s para os crianços, então é preciso programar as semanas com actividades, com o pai, com a mãe, com o tio, com a avó, o periquito, e sei lá mais o quê ou quem. Os crianços garantem que estão a ser as melhores férias de sempre, pudera!, ainda estão no principio. E o que eles querem mesmo é liberdade para brincar, brincar e brincar. Cá por casa a televisão, a playstation, os jogos de pc, a wii e por aí adiante, não entram. Portanto, eles estão a maior parte do tempo entregues à imaginação e à criatividade, próprias das suas idades, mesmo que isso represente uma data de asneiradas.  No outro dia foi o cão que levou com um frasco de pó talco entornado em cima, uns balões de água jogados aos miúdos que passavam na rua, mas a melhor de todas foi, sem dúvida, convencerem a rica da avózinha a cozer bolos de terra no forno cá de casa. Eu não sei quem castigava primeiro, se a avó se os netinhos. Portanto, estão a ver que não é fácil andar aqui no blog em grandes divagações, quando temos dois crianços em casa que não são domesticados à lei da televisão. Mas já faltou mais para chegarem à idade de começarem a aproveitar as férias fora de casa, e só espero durar até lá.

No outro dia tive uma discussão com umas pessoazinhas de ralé muito baixa, armadas em "sabedoras", sobre o estado da Região e os braços armados do regime Jardinista; nem sei como é que ainda me dou ao trabalho, é como dar pérolas a porcos, mas... E quando falei sobre o papel fundamental da Igreja Católica para a construção e desenvolvimento deste regime, disseram-me que era coisa para não se falar muito, para se estar o mais longe possível desse assunto. Pois bem, acham que a vossa Placa Central iria mesmo ficar-se como a tontinha-que-não-sabe-o-que-diz? É verdade que a Igreja precisou do regime e o regime precisou da Igreja, e fica para a história a obra edificada por estas duas instituições. Segue-se um pequena análise do livro  Jardim, a Grande Fraude Uma Radiografia da «Madeira Nova», de Ribeiro de Castro.
O bispo Francisco Santana chegou à Madeira no pós-25 de Abril e foi uma influência importantíssima. Definiu uma estratégia que seguiu à risca: ter os católicos na rua constantemente, contra o comunismo e contra qualquer poder instalado em Portugal, a raiar o separatismo. Mas como era necessário escolher alguém a quem apoiar na configuração partidária que saiu da revolução, foi escolhido o PPD (hoje PPD-PSD). O CDS foi descartado porque «percebeu que não se devia aliar com os velhos donos dos engenhos, os proprietários da terra com quem o povo tinha uma relação de ódio». Depois de algum tempo, Alberto João Jardim foi escolhido para redactor principal (cargo com características de subalterno em relação ao bispo) do Jornal da Madeira. E o bispo queria um jornal político, não um jornal paroquial. 
E agora umas fotos, umas mais antigas que outras, mas que demonstram como o Jardinismo sempre se confundiu com a Igreja, e vice-versa. Fica para reflexão o quanto é que, nos dias de hoje, a Igreja ainda representa uma valioso aliado do PSD-Madeira. Resta também saber qual dos delfins é o mais chegado à Igreja...
D. Teodoro de Faria, Alberto João Jardim, Brazão de Castro, Bazenga Marques e Gregório Ornelas, na Igreja do Carmo em Câmara de Lobos, todos ainda "novinhos", nos bons tempos; quem souber identificar os outros senhores, é favor deixar comentário.
Celebração dos 500 anos da diocese do Funchal; sabiam que chegou a ser a maior diocese do mundo na altura dos Descobrimentos? Pois é, já fomos grandes! E neste dia tão importante não poderiam faltar os governantes em primeiro plano, e os crentes em segundo. Como sempre aconteceu...
Num aniversário de uma banda filarmónica na Camacha, com José António Gonçalves... e vejam ali ao canto o Sr. Prior, a ver se lhe calha alguma migalhinha.
Alberto João bate palminhas à Igreja... e as crianças ali desprotegidas e expostas a tão más influências... Coitadas! Será que conseguiram curar-se?
Desde os primórdios, um suposto estado laico... mas sempre abençoado. Poder regional, poder local e poder religioso, sempre bem articulados.
Sempre bem ladeado... que golpadas estariam a conspirar?
Hora da oferenda? Ou é convite para a paparoca? A fazer fé no que se diz, deve ter comido como um abade! 
E lá estão aqueles cordeirinhos...
Fujam meninos! Fujam, corram para longe! 
Nos adros das igrejas foi o regime jardinista o pioneiro... actualmente, todos os outros partidos gostam de por lá pairar; todos recorrem aos adros e aos fiéis para angariar mais uns votos. É triste, muito triste ter ali os partidos da oposição a distribuir papelinhos e brindes. Enfim, já não há vacas sagradas.
A dar ordens ao bispo? Isso explica muita coisa...

Os senhores governantes até participavam na Eucaristia... Mas estariam eles limpos de pecado?
Será que é Manuel António o tal delfim religioso?
Uma felicidade para a Igreja... benza-os Deus!
O beija-mão à Alberto João... Este era peixe graúdo, lá do Vaticano.
Os banquetes sempre uniram as "pessoas de bem". E enquanto comem à fartazana, o Povo passa fome.
Na altura ainda havia aperitivos; agora, é o que se vê... 
Numa inauguração nunca pode faltar o Governo nem a Igreja!
Belos tempos... Ainda te recordas, Alberto? Tudo claro e simples, nada de confusões. Era "tudo pela Região, nada contra a Região".
Cavaco Silva cumprimenta o seu primo D. António Carrilho... Já não bastava serem o que são, e ainda são família; somos um povo com muito azar, não acham?
A Secretária Regional do Turismo a promover o destino Madeira... será? Ou está a ver se privatiza as pratas da Sé?
Reparem no cartaz ao lado, sobre as comemorações do Dia da Região: o plano político e o plano religioso sempre interligados, sempre em perfeita sintonia.
 Com tanto lugar, e tinham que ir logo para o Centro Paroquial...
Muito falavam, estes dois...
D. Teodoro de Faria ainda deve achar que é uma igreja demasiado pequena... Quanto dinheirinho da Região não foi desterrado nesta obra?
 
Coisa que não concordo nadinha, os apoios que receberam excederam claramente qualquer tipo de liberdade religiosa, já que ficaram com o rabo totalmente preso ao regime. Mas tenho fé que no Dia do Juízo Final, irão prestar contas perante Deus Todo-Poderoso. E mais depressa passará um camelo pelo buraco da agulha, do que uns certos padres e bispos pelos portões do Céu.
Olhem que quatro... Mas que belas biscas!
À esquerda, o Secretário Regional da Educação e Recursos Humanos... e à direita o Secretário Regional dos Assuntos Religiosos.
Mais uma vez se confirma: inaugurações nesta terra sem a presença dos poderes terreno e espiritual não são inaugurações, mesmo que seja de uma simples papelaria. 
Credo! É um casamento gay?
Ah não! Que susto... estão só a assinar os protocolos. 
Manuel António ganha claramente aos outros delfins nas relações religiosas... Convenhamos que é um trunfo de peso. Os outros que se ponham a pau. Meter uma cunha ao "lá de cima" pode ter muita força.
Até o Miguel de Sousa, empresário, e a sua namorada Bruna Melim, jornalista da RTP-M, fizeram questão de comparecer às celebrações religiosas dos 500 anos da Diocese do Funchal. Isto vale tudo para aparecer nas colunas xuxiais...
Tanta gente daquela laia, assim juntinha, a sorrir... não sei, deixa-me nervosa. 
Vêem? Antes eram mesas fartas... e agora, se houver um dedalzinho de Vinho Madeira (do baratinho), já é um mimo! 
Isto é só ligações... 
Estas ligações entre o Jardinismo e a Igreja não se ficaram e nem se ficam só pelo Bispo e o Presidente do Governo Regional; vão até aos concelhos mais recônditos, nas freguesias e em todas as paróquias. Eles estão por todo o lado... São piores que a Máfia Siciliana.

E o caso do Padre Frederico... Lembram-se?



de: André Escórcio

de: Gregório Gouveia

Então, meus lindos? O que me têm a dizer sobre o Jardinismo e a Igreja Madeirense? Agora se percebe o porquê de tanto silêncio e tanta cobardia em falar deste assunto... É que aquilo até assusta!

3 comentários:

Anónimo disse...

Quanto à pergunta dos delfins, é mais que certo que a candidatura de Manuel António, que se intitula o "homem do povo e da terra" é bem vista pelas autoridade eclesiásticas.
Até já celebrou contratos de concessão de apoios comunitários para recuperação do património religioso.

http://www.dnoticias.pt/actualidade/politica/453172-apoios-da-ue-para-desenvolvimento-rural-abrangem-patrimonio-religioso

Anónimo disse...

Na primeira foto ainda vislumbra-se um Brazão de Castro caloiro e, salvo erro, um sacerdote que haveria de dar dores de cabeça a Jardim: Padre Mário Tavares

Anónimo disse...

Muita coisa se sabe mas aqui preferem estar calados porque a igreja dá sustento a tanta gente. Se Jesus Cristo viesse agora à terra eram poucos os padres que não iam levar de chicote por se terem vendido ao Alberto João e ao PPD. A minha avó dizia que o chão do Inferno estava calcetado com as cabeças dos frades pecadores e agora não deve ser diferente com estes padres vendidos.