O que cá se escreve não é para ser levado a sério!!!!

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Esmiuçar deputados do CDS Madeira‏

Olá lindinhos! A Titia chegou, por isso já pode começar a festa! Calma, calma, eu bem sei que vocês andam de bico doce, sempre à espera de caiam umas migalhinhas aqui no blog para vos animar o dia, mas têm que aprender a ser pacientes, pois só assim é que as coisas têm mais sabor. Não queiram ser esgavotados, senão deixam de conseguir saborear o que é bom.

Antes de mais, a minha singela homenagem à Lília Bernardes, que se finou de forma tão inesperada e súbita, que até parece mentira. Tínhamos as nossas discordâncias, é certo, e não raras vezes acesas discórdias, mas há que reconhecer: a Lília era uma excelente profissional, uma boa jornalista (daquelas poucas boas e sérias jornalistas, de que falava há dias o Mestre Perverso), com um estilo muito próprio e que marcava uma maneira de ser e de estar que a tornava distinta. Vamos todos sentir a tua falta, Lília, até mesmo aqueles que tanto mal diziam de ti e que tanto te infernizaram a vida.
É a vida, meus queridos: num dia estamos na azáfama do costume, e no outro lá fomos. E neste momento mais recolhido e introspectivo, quero também relembrar alguém que, numa outra dimensão, deixou a sua marca e cuja morte ocorreu há precisamente 100 anos, o poeta Mário de Sá-Carneiro, e de quem transcrevo aqui o seu poema "Fim", particularmente adequado:

Quando eu morrer batam em latas,
Rompam aos saltos e aos pinotes,
Façam estalar no ar chicotes,
Chamem palhaços e acrobatas!
Que o meu caixão vá sobre um burro
Ajaezado à andaluza...
A um morto nada se recusa,
Eu quero por força ir de burro.

Ai ai... respira fundo, Plaquinha... E cá vamos nós!
Continuando na tão esperada saga de esmiuçar os grupos parlamentares da nossa Assembleia Regional, mais esperada que a nova temporada da "Guerra dos Tronos" (já estou fartinha de ouvir falar nisso, lá em casa é o maridinho e o crianço mais velho, não param de falar no assunto), é chegada a hora de nos debruçarmos sobre o CDS-PP, o maior grupo parlamentar na oposição (o que quer que isso seja). Mas não esperem grande coisa, nem do CDS, nem da oposição cá da terra.
Na anterior legislatura, o CDS subiu de forma fulgurante, e dos 2 deputados passaram para 9; nas últimas eleições já não foi assim tão substancial, pois apenas conseguiram 7 assentos, mas, ainda assim, continuam a ser o segundo maior partido na Região. Só que esta turminha de direita continua a cheirar a mofo, nem uma cara fresca e muito menos uma ideia nova. Ai, mentira! Há novidades, sim: o José Manuel Rodrigues demitiu-se do CDS. Aleluia irmão! E já não era sem tempo...
Há também umas bilhardices sobre o CDS, nada que vocês já não saibam. A redução do jackpot para 50% fez muito mossa no CDS-Solidário, ui se fez. Há mesmo quem diga que o programa foi completamente extinto. A teta murchou! Não esperem ver aquelas arruadas que o CDS fazia com 500 pessoas desfavorecidas atrás da Cristas, porque o "leite" secou na vaca e cordeiro com fome não agarra em bandeirinha. Eu fico com muita pena! Até porque tenho 3 pinheirinhos de Natal cá em casa oferecidos pelo CDS e parece que não vou ter mais nada. Só espero é que o Tribunal de Contas não me venha cá confiscá-las, que dão um jeitão na Festa: uma para a sala, uma para a entrada e outra para o quintal.
Até o site do CDS está indisponível para consulta. Será que também despediram o técnico informático? Mas resolve-se já o assunto. Eu como fiz uma formação de 300 horas de Marketing em redes sociais, posso muito bem administrar a página do CDS a troco de umas garrafas de Whisky (12 aninhos, claro) e umas fichas do casino. Fica a dica, meus amigos da Rua da Mouraria!

Comecemos:

Maria Isabel Vieira Carvalho de Melo Torres ,de 62 anos, doutorada em Bioquímica e licenciada em Farmácia. Esta nossa tia aprontou algumas no CDS: ora foi a reforma que acumulou com o vencimento de deputada, ora foi uma familiar que colocou como sua assessora. Até nem sei porque se admiram! Estamos a falar do CDS, meus queridos, logo tudo é possível neste campo de tachos e vencimentos. É de lamentar que o CDS, mesmo tendo algumas pessoas jovens e com a cabeça aparentemente mais arejada, opte por jogá-las para canto em função destes actuais deputados, mas pronto, eles lá saberão. A senhora é também Vice-Presidente da Assembleia, o que lhe dá direito a ter mais meia-dúzia de regalias. A Isabelinha merece, merece e merece muito... Oh se merece!


José Manuel de Sousa Rodrigues, de 56 anos, e com 12.º ano de escolaridade. Até pensava que fosse jornalista de formação, mas não. Até porque ele era muito bom em televisão... mas já não se pode dizer o mesmo na politica. Mas pronto, que querem? Isto da política é mesmo assim: ou se é fadado para aquilo ou não... e não se agrada a toda a gente. Mas este nosso amigo já está na Assembleia desde 1996, ou seja este ano faz 20 anos que deputa. Será que sou só eu a achar que é um exagero estar-se 2 décadas na Assembleia? 20 anos é toda uma carreira que se faz na política, e na minha humilde opinião, a política não pode ser vivida como carreira porque ai já entram vícios contraproducentes com uma vida política que se quer em prol do povo. Mas que sei eu? Nada!
Ai Placa Central, Placa Central... andas a desperdiçar a vida, é o que é.


Lino Ricardo Silva de Abreu, de 54 anos, é licenciado em Gestão. Estive a consultar a sua biografia e recomendo vivamente a sua leitura, especialmente para perceberem de onde veio aqui o amigo Lino e como cá chegou, e sobretudo para verem o quanto é empreendedor no mundo dos negócios (quando acabei de ler e vi tanto empreendedorismo, tanta garra, tanta determinação, tanta empresa criada, só constatei que, de facto, eu sou uma nódoa negra, e que, agora como estou, a encaminhar-me a "passos largos" dos 50 anos, o meu currículo resume-se a três linhas). E claro está que não se pode estranhar que um homem que se movimenta muito bem no meio empresarial tenha tido meia dúzia de problemas com a Justiça. Como por exemplo, este. Problemas menores para esta grande figura empresarial. Ai ai... está visto que hoje em dia, quem não tem chatices com a Justiça e com a Lei, não é ninguém.


António Manuel Lopes da Fonseca, de 54 anos e doutorado em Filosofia (a sério??? Filosofia???). Está na Assembleia desde 1999, já vão quase 20 anos. Que dizer mais? Olha, é mais um... Ah, e quis ser líder do CDS na Região. Ou ainda quer ser... Ou está em vias de ser... Olhem, já nem sei; depois da confusão que foi aquele Congresso...


Mário Jorge de Sousa Pereira, de 46 anos, médico ortopedista. E graças a este senhor que a única voz com autoridade para falar em Saúde na Madeira é o CDS. Só o CDS sabe, só o CDS previu, só o CDS descobriu, só o CDS analisou, só o CDS anunciou, só o CDS tem solução. Eu já começo a desconfiar que a situação em que se encontra a "Saúde" na Madeira é culpa do CDS... Seja como fôr, o melhor é perguntar pela filiação partidária antes de ser atendida.


Rui Ricardo Gomes Vieira, de 56 anos, e advogado. Está na Assembleia desde 1985, com entradas e saídas. Mas é, decididamente, uma "rata velha" nestas andanças e move-se bem nos corredores daquela casa.

Rui Ricardo Gomes Vieira, de 40 anos, e licenciado em Gestão de Empresas. Este "miúdo" foi utilizado para vestir as calças na Assembleia da República quando foi preciso fazer o jogo duplo do CDS e as suas duas caras (lembram-se?). Votou contra a disciplina partidária e ainda teve a cargo  um processo disciplinar interno. Tentou concorrer à liderança cá na Região, mas não saiu vitorioso nessa sua pretensão. Então o menino esperava o quê?! Ter um processo interno movido contra si e depois liderar o CDS na Região? O menino não viu que foi só "carne para canhão"? Eu não coloco em questão as suas qualidades e a sua possível mais-valia para o CDS, se fosse o menino a comandar os destinos do partido cá na Madeira, mas para a próxima abra o olho (ou os dois), está bem? Há gente mesmo muito anjinha...


E quando pensava que não ia aprender nada com estes deputados "bafientos" do CDS, afinal aprendi muito. Aprendi que tenho muito que aprender se quero ser "gente" na vida, assim do género "gente" a sério. Olha, já sei: vou começar a ir à missa todos os domingos a ver se descubro inspiração e vejo a LUZ...
Rezem por mim, meus queridos, rezem por mim...


PS: Já repararam que, em 7 deputados, só há uma mulher??? Então e a paridade, meus amigos???

Sem comentários: