O que cá se escreve não é para ser levado a sério!!!!

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Ai Gertrudes, não sei se sabes mas o Mundo é maior que o teu umbigo

Confesso que com tudo o que tenho analisado, com tudo o que tenho escrito sobre tudo o que tem acontecido ou que merece ser dissecado aqui neste humilde espaço, estou em falta. Sim, admito, estou em falta para com as Gertrudes desta terra, essas coisinhas com pernas que por aí abundam e que são particularmente nocivas, bem piores que pragas de ratos, infinitamente mais lesivas que bandos de gafanhotos que, tal como na Bíblia, por onde passam tudo destroem, capazes de enfurecer até o mais pacífico monge budista dada a sua natural mesquinhez e egos que não passam de rãs que incham, mas que, ainda assim, são criaturas de Deus. E não fosse eu uma crente temente... 

Mas não posso condescender. Tenho que viver com elas, mas não posso nem quero tolerar todas as caquinhas que aprontam. E como aprontam...

Gertrudes, há quanto tempo não falo contigo? Há quantos posts é que não te dou a necessária atenção? Anda cá à Tia Placa Central, vamos tratar de ter uma conversinha.

Já falámos das coisas que me tiram do sério, a propósito da tua forma de estar?
É uma longa lista, ou não fosse eu uma pessoa “esquisitinha” por natureza. Sou complexa, minha querida, que queres? Pois é, uns são assim, outros não. Melhor sorte na próxima reencarnação, Gertrudes.

Mas, dizia eu, há coisas que me tiram do sério...

Tira-me do sério quem não sabe assumir responsabilidades com humildade e sabedoria. É que, num mundo normal, lá por termos um posto ou cargo, isso não implica sermos maiores ou melhores que os outros. Nada disso, Gertudes. Pensavas que era assim? Coitadinha. Sabes, muitas vezes esses cargos e responsabilidades foram-nos dados porque não havia outra pessoa no momento disponível. Ou melhor, vendemo-nos como se fôssemos um coelho suculento enquanto não passávamos de um mísero gato vira-lata. Hum, isto diz-te alguma coisa, Gertrudes? Pois, dá para ver a etiqueta com o teu preço.
Por isso, é melhor que nunca sobrevalorizares o teu posto ou cargo (nem desvalorizes os cargos e postos dos outros, bem como as suas responsabilidades). Porque até o sol, que é tão grandioso, fonte da vida e astro-rei, se põe todos os dias. Ah! e quando nasce, é para todos.
Gertrudes, nunca interrompas uma conversa ou situação. O teu posto ou cargo não é mais importante que o dos outros e os seus assuntos, nem te dá o direito de esqueceres as regras básicas da boa educação, mentaliza-te disso. E não me olhes dessa maneira, porque as coisas são mesmo assim...

Nunca tentes impingir-te por teres um posto ou cargo de cada vez que apareces. Se realmente fores importante para a situação serás chamada, não tentes impor-te através de ataques autoritários. Normalmente funciona sempre ao contrário, e com danos muito graves.
Não, Gertrudes, não faças essa cara de amuada. É a verdade.

Não te desculpes que as coisas são assim e de tal maneira e ponto final e não se fala mais nisso, porque tens um posto ou cargo e não te sentes na obrigação de explicar. As pessoas precisam de explicações para compreender e aceitar, é humano e lógico. É sempre necessário que, quando se tem um posto ou cargo, respondermos às perguntas que nos fazem. Não digas, “é assim porque é, ponto final” porque tens um posto ou um cargo... E olha-me nos olhos, Gertrudes, que estou a falar a contigo.
Não penses que por teres um posto ou cargo que és a única soberana no Mundo. As decisões são tomadas em grupo e não unilateralmente, só em casos muito excepcionais é que não. E tu não és um caso excepcional, nem de longe; aliás, até és muito banal. Não vivemos numa ditadura muito menos numa ditadura de postos ou cargos, percebeste? Não és a única que sabe usar faca e garfo, minha querida.
Não penses que por teres um posto ou cargo terás mais benesses que os outros, ou melhor, não manipules o sistema de maneira a que o melhor te caiba sempre a ti. Quem tem um posto ou cargo terá de ser o último a beneficiar do quer que seja. Ou nunca ouviste dizer que quando um navio afunda, o comandante é o último a abandonar a embarcação? Aprende, Gertrudes, aprende aqui com a Tia Placa Central. E aproveita que são ensinamentos à borla. Vês como me preocupo contigo?
Por teres um posto ou cargo assume devidamente as tuas responsabilidades, não andes a cobrar responsabilidades dos outros quando as tuas próprias responsabilidades não são cumpridas. E não são cumpridas de tal maneira, e há tanto tempo que os que te rodeiam já acham extremamente normal não dares contas à ninguém. Chegam ao cúmulo de acharem normal cobrares responsabilidades dos outros quando nem pelas tuas consegues responder. Mas olha que isso pode não durar para sempre. É que pode aparecer alguém de surpresa e somar 1 mais 1, a começar a fazer perguntas... E aí vai sobrar para ti.
  
Gertrudes, lá por teres um posto ou cargo, não quer dizer que não hajam pessoas com postos e cargos ainda mais importantes que os teus. Mas quanto a essas, tu sabes muito bem como manipular, não é? Pois, tu sabes muito, minha querida. Pena é que não uses esses conhecimentos para o que realmente importa.
Mas pronto, tu és tu, Gertrudes, não é assim? O que merecia ser importante que se lixe... E não batas no peito a dizer que não que sabemos bem que tu só pensas assim.


Para concluir, Gertrudes, "hellooooooooo!", o que as pessoas querem mesmo é distância de pessoas com postos e cargos que não se enxergam… Não consegues ou não queres perceber isso, querida?

5 comentários:

Anónimo disse...

BENTO vamos começar do Zero, não em bebida que de manhã é que começa o dia. Zero nos comentários! Vá, vamilhá que o Iglesias já vai com meia pipa de avanço.

Anónimo disse...

Quem é essa Gertrudes?

Anónimo disse...

APOIADO! Já chega de tanta getrudes a envenenar a sociedade.

Anónimo disse...

Bento: "JOANNA GIVE ME HOPE, JOANA! GIVE ME HOPE! JOANA GIVE ME HOPE! MAIS UM DRY MARTINI AQUI PÓ FUNDO SEFAZFAVÔRE! Agora sou assessor posso beber estas bebidas modernas. Antes era só meia bola de um wisky foleiro! OLHE! PENSANDO MELHOR DOIS GIN TÔNICOS COM ÁGUA PREMIUM, para não esperar muito a pedir na próxima SEFAZFAVÔRE!!!"

Anónimo disse...

olha o céu azul
o ágila azul
e todo o azul que tempesteia os géneros presos num só corpo.