O que cá se escreve não é para ser levado a sério!!!!

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

A transparência opaca do PCP...

Dizem por aí que o PCP na Madeira terá congresso no próximo fim de semana... Calma, bem sei que se diz muita coisa nesta terra (até se diz que o AJJ vai largar o poleiro, vejam lá), mas desta vez fui confirmar e é verdade, pelo menos a fazer fé no que vem no Diário. Ui! Estou em pulgas para saber o que vai sair de novo daquele concilio. A verdade é que o PCP tem um intervenção coerente e justa nas suas posições políticas. É inquestionável o contributo que tem dado à democracia em Portugal, é inegável que só teremos um país mais próspero e menos corrupto com um PCP, que integrasse uma qualquer coligação de esquerda. É tudo muito verdade, inquestionável e inegável da minha parte.

Mas perceber como tudo aquilo funciona verdadeiramente por dentro é que é questionável, intrigante e por vezes obscuro. Nos congressos funciona tudo na base do centralismo democrático, mas o que será esse tal de centralismo democrático? Eles reúnem-se e a maioria decide como fazer, e a minoria cala-se a vota a favor da decisão da maioria, não é assim? Mas onde será que a minoria do PCP se manifesta? Eu sou, por natureza, pela minorias e faz-me uma certa coceira não entender bem qual é o lugar das minorias naquele partido. Imaginemos que há uma qualquer teoria da conspiração em que a maioria quer controlar e a minoria tem a razão do seu lado. Como faz essa minoria? Tem voz dentro do seu partido ou revolta-se e inscreve-se em outro qualquer partido como a Zita Seabra?

E o que esperar de novidades deste congresso regional? Imagino que a nível político as análises sejam as mais correctas que se fazem na praça, imagino que tem as soluções mais justas e correctas para o futuro da Região. Mas e novidades dentro daquele partido? Será que mudará a cara do presidente? Esperem lá, não é presidente que se diz, é coordenador regional. Até nisto têm a mania de serem diferentes. Os comunistas têm asco a títulos e a organizações em pirâmide, mas com a máquina que têm sabem perfeitamente que as coisas têm que funcionar em pirâmide. Teimosos como são, não dão é o braço a torcer e embelezam a coisa com outro nome mais operário e menos burguês, e sem esqueçar a tal história da direcção colegial. Ai o que eles gostam de colégios, deve ser por causa das criancinhas para o pequeno-almoço. E então se forem da burguesia, ainda melhor.

Será que Edgar Silva sai do poleiro  de coordenador regional, e dedica-se a tempo inteiro à criação de uma associação que construa casas e lute pelo fim da pobreza? E continue a colocar aquelas músicas e pinturas inspiradoras em conjugação com frases tão profundas que nem o meu inconsciente consegue decifrar, no facebook?

E quem poderia ser o próximo coordenador regional? O Dírio Ramos? Se fosse ele, era um regabofe dos diabos, o PCP iria tornar-se verdadeiramente transparente, sim porque aquele senhor quando abre a boca fala deste mundo e o outro, a palavra discrição não constou no curso que tanto se gaba que tem, ENGENHEIRO ELECTROTÉCNICO, assessor da Leonor Beleza, especializado nos projectos hospitalares e em sedes do PCP. Era giro vê-lo a coordenar, o PCP passava só a falar de Santa Cruz e a bater forte e feio no Juntos Pelo Povo. O homem é bocadinho obcecado por eles, e eles obcecado são por ele. E o homem tem uma tendência horrível de se impingir às pessoas, o que é atroz. Pode ser só uma crise de meia idade, mas será aconselhável procurar um psicólogo para lhe tratar dos claros problemas de auto-estima e do super-ego. Já agora Engenheiro Dírio, e sobre a sua berrante falta de discrição, você que diz que actuava na clandestinidade antes do 25 de Abril, como era? Sempre que ia a uma reunião clandestina, alardeava o que ia fazer? Nunca o apanharam? Nunca foi dar um passeio à António Maria Cardoso? É que faz-me imensa confusão como é você diz ter sido o que foi, e no entanto prima por uma total falta de bom senso e precaução que são qualidades tão típicas de quem passou por essas experiências. Mas pronto, você lá saberá.

Será que é desta que o dinossauro Leonel Nunes abandona a militância activa e dá lugar aos mais novos? Eu penso que enquanto ele não tiver o problema dele resolvido, o da reforma que se cansa de escrever no facebook (e tanto me deixa exausta de ler), não larga o osso. Não vão os camaradas deixá-lo na rua da amargura.


E como será a composição da nova direcção? Imagino que será a tropa toda de sindicalistas da CGTP, os eleitos em tudo o que é órgão institucional, com os advogados "operários" , e com um elemento pardo, o Juiz Paulo Barreto. Ao menos terão uma novidadedinha para adoçar o bico? 
Será que Rui Nepomuceno integra a nova direcção? A mulher, a senhora baronesa das-não-sei-quantas cá não atura as ideologias políticas que o senhor comendador milita. A senhora baronesa apoia claramente o Partido Juntos Pelo Povo. Imagino as discussões políticas lá em casa entre marido e mulher. Isto é, se é que a baronesa deixa o sr. comendador dormir em casa, porque se antigamente os pais punham os filhos comunas fora do lar, imagino só se a baronesa será assim tão conservadora e inflexível.

Dizem eles que o congresso é aberto a todas as pessoas, havendo só uma sessão reservada a delegados, e será no Hotel Buganvília, no próximo fim de semana. Vou disfarçar-me convenientemente, com a peruca da Grace Kelly e os óculos escuros da Audrey Hepburn e tentar a minha sorte, sempre quero ver se os comunistas me deixam lá entrar livremente, sem me pedir a identificação e sem revistar-me. Será que eles têm daqueles gorilas à porta, com cara de poucos amigos e de auricular na orelha, a controlar tudo e todos? E se me apanharem, levam-me para a cave e batem-me? Ou fazem-me um julgamento sumário ali mesmo e mandam-me para a Sibéria? Oh que porra! Nunca cheguei a tirar a carteira de jornalista profissional, o jeito que me ia dar nesta terra.

Conhecido é o facto do Jerónimo de Sousa estar presente no tal congresso, já estou a ver a minha tia-avó que tem uma panca por ele,não perde as suas visitas cá a Madeira, sentar-se logo na primeira cadeira da frente, a levantar discretamente a roda da saia e passar o tempo todo a fazer-lhe "olhinhos", a ver se ele a convida para um pézinho de dança. Eu já lhe disse que se ele descobrisse o valor da reforma que ela aufere, juntamente com as rendas que recebe dos vários imóveis que o defunto marido lhe deixou, iria ter que dar tudo ao PCP, e iam-se acabar as burguesices e o mês de férias no Inverno em Itália. Mas ela não acredita em mim, o que também é perfeitamente normal ninguém acreditar em mim. Ai Placa Central, o que tu sofres, rapariga!

Só peço que os kamaradas, em nome da transparência, tornem públicas as teses do congresso, porque ao contrário de outros anos em que constava o projecto de teses no site da CDU, este ano não está lá. Que terá acontecido? Perdeu-se pelo caminho? Foi feito refém da minoria silenciosa dentro do PCP? Mas depois do congresso era conveniente essas teses serem tornadas públicas e de fácil acesso aos madeirenses. Porque se querem votos mostrem o vosso projecto político ao mundo, não vão querer perder o último deputado que vos resta, pois não?

1 comentário:

Anónimo disse...

Um congresso comunista? Com kamaradas da Koreia do Norte e tudo? Vamos lá todos!